Coronavírus. É quase impossível evitar o tópico online, na TV ou no trabalho. As reuniões estão sendo canceladas ou adiadas, os empregadores estão restringindo as viagens e as organizações estão implementando planos de ação para mitigar o impacto do COVID-19.
Neste ponto, estamos bem cientes das medidas que podemos tomar para proteger nossa saúde física em meio a essa epidemia: lavar as mãos, ficar em casa se estivermos doentes e evitar contato próximo com outras pessoas. Mas e a nossa saúde mental?
Entre o fluxo interminável de informações da mídia social e as reportagens de quarentenas obrigatórias, é natural que as pessoas experimentem preocupação, medo e ansiedade. Aprendemos com a epidemia de SARS que a quarentena foi associada a efeitos negativos à saúde mental, como sintomas de estresse pós-traumático, confusão e raiva. Esses efeitos também podem impactar profissionais em áreas profundamente impactadas pelo COVID-19, como profissionais de saúde e hospitais.
Como os locais de trabalho continuam a lidar com o melhor curso de ação para manter a saúde, a segurança e a produtividade de seus funcionários, eles também devem considerar a saúde mental dos funcionários. As estratégias a seguir foram projetadas para apoiar seus esforços de bem-estar mental.
Para Organizações
Liderar com foco no bem-estar
– Ao comunicar informações táticas relacionadas à continuidade de negócios, comece com uma declaração de que a organização está mais preocupada com a segurança e a saúde dos funcionários. As operações contínuas são importantes, mas os empregadores devem listá-lo como uma prioridade secundária. Afinal, os empregadores não podem ter continuidade nos negócios sem uma força de trabalho saudável.
– Garanta que todos os supervisores reforcem essa mesma mensagem e preocupação genuína. Quando os funcionários ouvem mensagens inconsistentes dos líderes sobre licenças médicas, por exemplo, ou se alguns supervisores pressionam os funcionários a colocar sua saúde em risco, apesar das instruções da liderança em contrário, os danos à moral, ao envolvimento e à cultura no local de trabalho podem ser devastadores.
Seja transparente
– Uma boa comunicação ajuda bastante na dissipação da ansiedade. Ao tomar decisões relacionadas ao coronavírus, compartilhe-as o mais rápido possível com seus funcionários. O fato de você ter um plano ponderado é algo em que muitos funcionários se sintam confortáveis. Não deixe de compartilhá-lo!
– Incentive a comunicação aberta sobre quaisquer preocupações que os funcionários possam ter pelo bem-estar de si mesmos, de seus colegas, clientes ou comunidades. Identifique os líderes que podem responder a perguntas sobre as políticas da sua organização e as circunstâncias individuais dos funcionários. Incentive os funcionários a entrar em contato com o Programa de Assistência ao Funcionário, se desejarem suporte adicional.
Seja flexível
Um dos maiores estressores para muitos funcionários é o bem-estar daqueles a quem eles podem cuidar. Aqueles com crianças provavelmente estão preocupados em como lidar com o fechamento de escolas ou creches; os funcionários que cuidam de idosos podem ter responsabilidades aumentadas, seguindo os conselhos do CDC de que essas populações ficam em casa. Ofereça suporte para navegar nessas responsabilidades. Ao fornecer arranjos de trabalho flexíveis, como teletrabalho, agendamento flexível, check-ins virtuais e sair conforme necessário, você pode aliviar os receios sobre como os funcionários navegarão nessas demandas concorrentes.
Para nós
Saiba quando desconectar
Nesta era da informação, o medo e a preocupação com problemas de saúde como o coronavírus podem ser amplificados. É mais importante do que nunca verificar com você mesmo e avaliar como você está – não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Se você se sentir sobrecarregado com o fluxo de informações, permita-se desconectar. Parece diferente para todos, mas pode incluir:
– Interromper completamente as redes sociais até que a onda de mídia passe, ou até que você sinta que está em um espaço em que não – terá um impacto negativo sobre você
– Definir um limite na frequência com que você fica online (a funcionalidade incorporada em muitos smartphones facilita a definição de limites)
– Deixar de seguir temporariamente ou evitar pessoas, fontes de notícias ou páginas que causam negatividade desnecessária ou indesejada
Lembre-se dos fatos
Com novos relatórios surgindo regularmente e com cada estação de notícias compartilhando uma cobertura semelhante, pode ser fácil sentir que o coronavírus está em todo lugar. Considere identificar uma ou duas fontes de notícias respeitáveis e baseadas em fatos e tome a decisão de segui-las apenas. Exemplos incluem o CDC, a Organização Mundial de Saúde ou o departamento de saúde pública local. E, se você estiver procurando algo mais otimista, confira “PositivelyWell”, criado pelo Global Wellness Institute para abordar positivamente o COVID-19.
Flexione seus músculos da atenção plena
A realidade com problemas como o coronavírus é que, apesar de nossos esforços, podemos ser expostos ou pegá-lo. Embora um certo grau de alarme seja saudável, e talvez até justificado, também é essencial encontrar maneiras de manter o equilíbrio em meio ao que parece ser um caos. Dar a si mesmo tempo para fazer algo restaurador: seja ioga, meditação guiada, coloração ou simplesmente descansar, pode percorrer um longo caminho.
Tenha um plano
Assim como seu local de trabalho provavelmente tem um plano, caso os funcionários precisem trabalhar remotamente, você também deve. Ao passar algum tempo mentalmente percorrendo as etapas que você tomaria se fosse impactado, você pode potencialmente ajudar a combater a ansiedade do desconhecido. Considere coisas como cuidar de crianças, trabalhar em casa e uma estratégia de comunicação para manter contato com os entes queridos, bem como afirmações que você pode usar para permanecer positivo, mesmo durante os períodos difíceis.
Alcançar
Se você está sentindo um aumento no estresse sobre o coronavírus, certamente não está sozinho. Conversar sobre suas preocupações com um amigo, um colega de confiança, um membro da família ou mesmo um profissional pode ser útil, principalmente se você tentar criar um diálogo que seja favorável e positivo. Da mesma forma, passar tempo com os entes queridos e não falar ativamente sobre o coronavírus também pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar e proporcionar uma distração bem-vinda. E, se você ou alguém que você conhece ficar em quarentena, a conexão poderá ser mais importante do que nunca para impedir o isolamento social.
À medida que as organizações ao redor do mundo se mobilizam para lidar com esse surto, seja proativo e considere os impactos mentais e físicos que isso possa ter. Os mecanismos de comunicação, planejamento e suporte abertos e claros são essenciais para manter a saúde, a segurança e a produtividade de seus funcionários – e de nós mesmos.
Originalmente publicado no blog Everfi.