De acordo com o Relatório de Tendências de Tecnologia do Future Today Institute, faz tempo que Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma tendência para se tornar hoje o que podemos considerar a próxima geração da computação.
Segundo o estudo, 2018 marcou o final do smartphone tradicional, considerando que as pessoas podem preferir usar outros aparelhos, como óculos, relógios, pulseiras, anéis, fones de ouvido. A previsão é que no máximo em 3 anos, 50% das pessoas que residem em países de primeiro mundo, vão interagir com as máquinas, usando apenas a voz.
O futuro da Inteligência Artificial antecipa muitas transformações na tecnologia, que hoje já é bastante utilizada, mas segundo especialistas, ainda está muito longe de ter suas funcionalidades esgotadas.
Acredita-se que a evolução da AI caminhe para a cognição, onde os sistemas passam a agir com base em aprendizado e raciocínio, realizando suas próprias deduções a partir de dados que nutrem as máquinas e programações de padrões.
Além do uso do Machine Learning, onde os aparelhos aprendem, com a cognição, elas também passam a pensar e tirar as próprias conclusões com os dados de referências que contêm em seus bancos.
Principais oportunidades para a inteligência artificial
O mercado de forma geral volta suas atenções para onde ficam as maiores oportunidades para a AI. Uma dessas é na intensificação do Big Data, uma vez que a Inteligência Artificial tem maior aptidão para identificar padrões de dados, mesclando alta capacidade de processamento com aprendizagem cognitiva.
Outra oportunidade é na gestão de ativos. A Inteligência Artificial vai poder substituir humanos para o recolhimento e exame de informações de aparelhos conectados, como por exemplo, dados de drones em uma plantação de soja somados com informações geradas por um pulverizador e um trator.
A inteligência cognitiva será capaz de unificar todas essas fontes, centralizar e tirar suas próprias conclusões sobre dados que os gestores necessitam para aperfeiçoar sua produtividade por hectare.
Uma terceira ocasião é na produtividade, principalmente em Indústria 4.0, onde as máquinas automatizam as funções rotineiras e repetitivas, liberando mão de obra para ações mais estratégicas para o comércio.
A aplicação da Inteligência Artificial é ainda muito vasta
Simplificar o dia a dia do ser humano será uma das principais missões da Inteligência Artificial nos próximos anos. Com o uso de aplicativos e sistemas de monitoramento personalizado para cada pessoa, será possível acelerar tarefas, automatizar procedimentos, preparar automaticamente a agenda diária, entre outras várias possibilidades.
A possibilidade de uma pessoa ter um clone virtual já existe, aonde o clone ganha autonomia a partir dos comentários e postagens que o indivíduo fez. A máquina começa a entender o “mestre” e repetir seus linguajares, procurar publicações semelhantes as quais costuma compartilhar.
A cabeça da ideia é uma startup portuguesa, cujo objetivo é fornecer aos seus clientes a “imortalidade no ciberespaço”. Seria uma possível rede social para as crianças de hoje no futuro? É uma possibilidade.
Para os empreendimentos, o foco é na eficiência operacional, seja na gestão dos procedimentos ou na melhoria da experiência do cliente. Grandes comerciantes nos EUA, por exemplo, já aceitam receber lista de compras por comando de voz. Com o histórico de preferências de marcas do cliente, somente o comando “compre um sabonete”, já predispõe no carrinho a marca do produto final.
No Brasil, uma construtora recomenda o banco em que possuirá mais chances de aprovar a contratação de um empréstimo de acordo com a avaliação do histórico de aprovações de crédito em várias fases da vida de um potencial comprador. A média de 30 dias necessários anteriormente, se transformaram em 5, aumentando logicamente a conversão de vendas.
Segundo um levantamento da IDC, empresas que criam tecnologia relacionada à Inteligência Artificial devem ter um acréscimo de receita exponencial até 2020. Em 2016, empresas do setor exibiram rendimento de 8 bilhões de dólares e a previsão para 2020 é que este número aumente para 47 bilhões.
Enfim, pesquisas mostram que a AI revoluciona realmente a sociedade e que tem muito a evoluir, oferecendo cada vez mais automatização e facilidades para a era digital.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Precisando de soluções em tecnologia? Como locações de roteadores, servidores ou switches? Entre em contato com a Seta Telecom! Teremos o prazer em dar todo o suporte necessário para a sua empresa.