Produtividade aumentada. Custos reduzidos. Acesso ao talento. O trabalho remoto tem muitos benefícios, mas a migração de temporizadores para mais tempo em casa traz uma grande desvantagem: a deterioração do relacionamento.

Relacionamentos são o tecido conjuntivo nos locais de trabalho; sem eles, as empresas se tornam uma pilha de laptops velhos e cadeiras ergonômicas.

Trabalhar de longe não é a única barreira de limitação de relacionamento em uma empresa – cubículos, departamentos e títulos contribuem – mas está rapidamente se tornando a mais prevalente. Chegou a hora de aprendermos a manter uma boa higiene das relações digitais.

À medida que os colegas passam mais tempo em casa, nos cafés e nos espaços de trabalho, e menos tempo próximos, o tecido social do trabalho enfraquece.

Reuniões em vídeo, folga e e-mails podem ser eficientes, mas quando elas são a principal – ou a única maneira como os colegas de trabalho interagem – as pessoas perdem esses momentos mais frios fofocando sobre o jogo ou acompanhando as aventuras de fim de semana.

Esses momentos intermediários geralmente ocorrem quando os seres humanos conhecem os colegas além de suas tarefas, títulos e competências, preparando o cenário para uma colaboração produtiva mais tarde.

Se os líderes não abordarem a deterioração do relacionamento, o mundo industrializado poderá sofrer uma reação que minará uma revolução no trabalho que beneficiará indivíduos, empresas e nossa economia.

Por que devemos nos preocupar em construir relacionamentos no trabalho? A colaboração entre humanos requer mais do que apenas a transferência de dados.

Quando o Google decidiu lançar o Projeto Aristóteles para descobrir o ingrediente especial comum em suas equipes de melhor desempenho, os pesquisadores descobriram que era confiança entre os indivíduos.

E este estudo da Universidade Carnegie Mellon defende que equipes eficazes exigem inteligência social – a capacidade de entender os sentimentos e pensamentos dos outros.

Sem entender verdadeiramente quem são nossos colegas de trabalho no nível humano, a confiança e a consciência emocional são impossíveis.

O trabalho é definido pela entrega de entregas de um trabalhador remoto para outro, como uma linha de montagem distribuída.

Tente pedir um favor a um colega com quem você tem pouco histórico compartilhado, e sua solicitação provavelmente será exagerada.

Mas faça a mesma solicitação de um colega que está ciente de seus desafios pessoais, prazos iminentes e obstáculos de supervisão e, mesmo nas mais movimentadas corporações, as chances são de que eles responderão gentilmente.

Trabalhar remotamente é um fenômeno relativamente novo e, coletivamente, não aprendemos o que é necessário para manter uma boa higiene das relações digitais.

Empreiteiros, colaboradores e funcionários precisam aprender a construir e manter relacionamentos nessa nova realidade para reduzir os custos sociais ocultos do trabalho remoto.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais funcionários, gerentes e líderes podem começar a redesenhar a dinâmica da equipe remota para melhorar os relacionamentos:

Comece com um check-in pessoal

Uma reunião pessoal pode começar com a tarefa em mãos, porque muitos participantes conseguiram se conectar no escritório mais cedo no dia ou na semana.

Mas é mais provável que as reuniões virtuais sejam assistidas por pessoas que não tiveram essa oportunidade.

Crie conexões pessoais no início da reunião perguntando como foi o fim de semana de um colega ou sobre suas famílias.

Ligue sua câmera

Para se comunicar bem, os seres humanos dependem muito da comunicação não-verbal.

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde mostra que gestos diretos como um “flash de sobrancelha” significam que tudo o que se segue é importante; este estudo da Academia Nacional de Ciências prova que a compreensão verbal melhora muito quando o rosto do falante é visível.

Quando alguém entra em uma reunião sem vídeo, uma quantidade significativa das informações que os humanos usam para interpretar e conectar é retirada da conversa.

A linha inferior: Incentive sua equipe a desativar o som mudo.

Hospede chats de vídeo não relacionados ao trabalho

Os chats por vídeo não precisam ser reservados para clientes ou projetos.

Rituais fora do trabalho, como almoço e aprendizado e hora de trivialidades do escritório, podem ser momentos significativos durante os quais os colegas de trabalho podem se conectar.

Os líderes não precisam ser os únicos a começar, incentivar e apoiar os funcionários que tomam a iniciativa de criar oportunidades de conexão.

Defina suas regras com antecedência

Melissa Malcolm, da consultoria de trabalho remoto Work Well Whereever, observou que a equipe virtual deve seguir as mesmas regras que os encontros on-line. “Imediatamente, você precisa estabelecer como você e seu parceiro gostam de operar.”

Ela sugere perguntar e compartilhar estilos de comunicação preferidos, janelas ideais de produtividade e, o mais importante, diz Malcolm, “compartilhe uma história engraçada sobre si mesmo”.

Tornar todos remotos

É muito fácil esquecer nas reuniões em que quase todos os participantes estão na sala que alguém discou.

Considere a possibilidade de implementar uma versão da regra “se alguém é remoto, todo mundo é remoto”, onde todos os participantes fazem os que estão atrás de suas mesas forçarem as restrições a serem iguais para todos os colaboradores.

Replicar os recursos de trabalhar juntos

Produtos como Sococo e Remo.co tentam recriar a percepção da situação entre equipes remotas.

Ambas as ferramentas criam um mapa do escritório que mostra quem está “dentro” e se eles estão disponíveis.

Essas plataformas são bastante primitivas no momento, mas reintroduzem uma parte importante do trabalho em conjunto que se perde na Internet: consciência cognitiva da localização real do colega.

Priorize a presença real

Finalmente – e isso é muito importante em termos de impacto e investimento – faça de prioridade montar trabalhadores remotos na vida real. Nenhuma quantidade de videoconferência pode substituir a coleta no mesmo local e ao mesmo tempo.

Seja organizando um retiro anual de equipe semelhante ao Buffer ou incentivando os funcionários a viajar trimestralmente para um escritório, os novos e fortalecidos relacionamentos que surgirem valerão a pena o investimento.

O trabalho remoto tem o potencial de refazer nossa economia, aumentando a produtividade e os lucros, permitindo aos funcionários a chance de reequilibrar trabalho e vida.

Mas, para garantir que as empresas continuem adotando essa nova maneira de trabalhar, gerentes e equipes precisam lidar com a deterioração do relacionamento antes que os líderes sintam seu impacto e atribuam a causa como um trabalho remoto.

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