Mudanças bruscas de rotina no departamento já é sinal de que sua empresa pode estar correndo perigo

Uma casa não desaba repentinamente. Com certeza ela deu sinais de que algo estava errado na sua estrutura. Talvez tivesse rachaduras, trincas nas paredes, poderia estar com portas e esquadrias emperradas ou piso estufado.

Da mesma forma funciona os sistemas de TI. Antes que algum desastre aconteça, as redes dão sinais de que algo está errado. Por isso, é importante sempre fazer um check-up e avaliar pontos fundamentais.

Alguns sinais de alerta:

  • As reclamações dos usuários aumentaram e depois pararam. Isso é sinal de que as pessoas perderam a esperança e talvez o interesse de fazer os mesmos questionamentos ou encontraram uma solução paralela para conseguir entregar o trabalho, o que as vezes é mais prejudicial ainda.

 

  • Os erros sempre se repetem. A equipe de TI constantemente se reúne para resolver o mesmo problema, fazendo reparos aqui ou ali, mas o mesmo problema se repete muitas vezes. Isso é sinal de ineficiência na resolução, e que a equipe precisa organizar melhor a estrutura inteira, e não apenas fazer pequenos reparos.

 

  • Muitos códigos sendo enviados com pouca alteração sem tanta relevância pode prejudicar o sistema, isso pode sobrecarregar o sistema e derrubá-lo com o tempo. O certo é enviar blocos com grande relevância e poucas alterações.

 

  • Sugestões de melhoria param de vir da mesma maneira que as reclamações dos usuários. Pelo mesmo motivo: falta de esperança. Isso pode indicar que os usuários pararam de acreditar no departamento ou nos projetos do departamento, isso é um sinal de alerta!

 

  • O funcionamento do sistema não satisfaz à demanda da empresa. Isso é sinal de que há tecnologias antiquadas, que as máquinas estão muito lentas ou que a arquitetura de TI não corresponde mais a capacidade da demanda, precisando de ajustes.

 

  • Falhas de segurança começam a ser corriqueiras quando o sistema está próximo a um colapso, em que as barreiras de proteção não são mais eficientes para barrar desde pequenos vírus a grandes ataques.

 

  • Se a equipe de TI está dando sinais de fadiga, todos estão cansados e com muitas xícaras de café nas mesas, são sinais de que existe algo errado nos sistemas tecnológicos da empresa e é hora de parar, fazer um diagnóstico e reestruturar as ações.

 

Existem outros fatores que podem indicar que a sua empresa pode estar em perigo, mas o crucial aqui é que se a rotina do departamento de TI mudou de forma considerável, significa que os usuários sabem que existe algum problema, mas não sabem identificar qual é.

Para chegar ao ponto do desastre, a manutenção ficou muito tempo sem supervisão, assim como o monitoramento de sistema da rede e do comportamento das máquinas.

Estamos numa era em que as empresas têm se tornado cada vez mais dependentes de seus sistemas, com tantas operações realizadas por tecnologias, das mais básicas às mais complexas, qualquer imprevisto pode ser tido como um alerta para o departamento de TI, e indiciar que a sua empresa pode estar em perigo.

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