Computadores, internet, robôs e inteligência artificial (IA): essas são algumas das primeiras coisas que vêm à mente quando falamos sobre a tecnologia usada pelas empresas.
Não há dúvida de que eles podem melhorar as operações de negócio e comércio; eles criam vantagens notáveis. No entanto, mesmo os produtos de tecnologia mais avançada estão longe de serem perfeitos.
Eles geralmente têm desvantagens ou apresentam desafios antes que possam oferecer benefícios. O que as empresas globais ganham com a adoção da tecnologia?
Em um artigo escrito pelo CEO Sean Hopwood da Day Translations, Inc, empresa global de tradução, ele citou uma lista de benefícios e desafios que a tecnologia traz as grande empresas globais, e nos achamos interessante trazer essa lista aqui hoje!
Ele disse que para uma empresa como a dele que oferece suporte ao teletrabalho por exemplo, são essenciais sistemas de comunicação confiáveis e mais rápidos. Da mesma forma, quando as conversas sobre novas tecnologias começaram na indústria dele, o medo dos funcionários de serem substituídos por computadores era palpável. É claro que, depois de entenderem as ferramentas tecnológicas, o medo se transformou em aceitação. Sem demora, aqui está uma lista dos benefícios mais importantes que as empresas globais podem derivar da tecnologia.
Pode não haver nada de surpreendente nesta lista, mas vale a pena enfatizar a importância dessas vantagens para as empresas que operam em escala mundial.
1.Comunicação mais rápida e confiável: para empresas que operam internacionalmente, a comunicação confiável é essencial. Se as linhas telefônicas não estiverem disponíveis, você deverá ter alternativas prontamente utilizáveis, como VoIP ou bate-papo ao vivo. Graças ao fato de as empresas terem desenvolvido vários métodos de comunicação, as empresas globais podem ter certeza de que suas operações não serão facilmente interrompidas. Conexões rápidas à Internet possibilitam a transmissão de várias formas de informações por longas distâncias em segundos. A comunicação mais rápida e confiável também é um fator importante que permite o teletrabalho, uma configuração de trabalho que eu descobri que oferece seu próprio conjunto de vantagens – particularmente o potencial para custos mais baixos de recursos humanos e acesso a talentos de alta qualidade em locais distantes o endereço físico de uma empresa.
2.Maior eficiência e produtividade: a tecnologia introduz eficiência e produtividade de várias maneiras. As empresas multinacionais podem empregar software de contabilidade, cobrança, folha de pagamento, gerenciamento de ativos e outros softwares comerciais para gerenciar suas operações com mais eficiência. Por outro lado, a tecnologia pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas que não exigem decisões sofisticadas. Isso pode resultar em maior produtividade e eficiência.
3.Redução de custos e aumento de lucro: Sean descobriu que o aumento da eficiência e produtividade da tecnologia pode resultar em uma redução nos custos operacionais (e um aumento correspondente nos lucros). O uso da tecnologia também ajudou ele a evitar custos de oportunidade, pois os sistemas apoiados pela tecnologia moderna podem ser menos propensos a quebrar ou sucumbir a problemas evitáveis.
Além disso, o uso de tecnologias avançadas de comunicação torna desnecessário viajar constantemente para reuniões e trabalho de supervisão, pois você pode executar essas tarefas por meio de bate-papo com vídeo ao vivo e plataformas de colaboração. Isso não significa que você deva eliminar totalmente as reuniões pessoais e as inspeções no local de trabalho, mas sim reduzir a necessidade de estar fisicamente presente em um local para trabalhar com outros funcionários. A redução de custos também é um benefício que ele diz já ter visto na configuração do teletrabalho, que é alimentada pela tecnologia moderna.
4.Maior transparência e operações interconectadas: não é fácil gerenciar negócios com processos burocráticos complexos e inúmeros tipos de transações. No entanto, com a ajuda de software comercial avançado, você pode integrar perfeitamente todos os processos de negócios, mesmo aqueles em locais onde você precisa usar idiomas ou moedas diferentes. Quando se trata de compartilhar e processar dados comerciais, você pode coletar, processar e apresentar automaticamente tudo de uma forma que todos possam usar.
Você também pode tornar a contabilidade, marketing, vendas e outras atividades de uma empresa global mais facilmente acessíveis com as ferramentas certas. É até possível usar vários tipos de software de negócios de diferentes desenvolvedores, já que a maioria dos softwares hoje em dia oferece suporte à integração com software de terceiros ou vem com APIs (Application Programming Interface) que permitem aos desenvolvedores encontrar maneiras de integrar outro software.
5.Segurança aprimorada: novas tecnologias, como a blockchain, podem permitir que as empresas implementem melhores maneiras de proteger transações comerciais sem comprometer a transparência e criar camadas de burocracia e medidas de segurança com atraso. O Blockchain pode ser usado para proteger transações financeiras e os arquivos em que as empresas colaboram, por exemplo.
Quais são os principais desafios do uso da tecnologia nos negócios?
Como Sean mencionou, as vantagens não vêm sem obstáculos. Existem desafios que as empresas precisam enfrentar, principalmente a resistência dos funcionários à mudança, falta ou inadequação de treinamento e a escolha da tecnologia errada.
1.Resistência à mudança: alguns funcionários simplesmente não querem ir além do que estão acostumados. Eles poderiam ter um caso de tecnofobia ou um medo de tentar coisas novas. De qualquer forma, é algo que as empresas precisam abordar. Pode ser necessário realizar demonstrações ou seminários para mostrar como a tecnologia pode beneficiar muito as operações de negócios e, mais importante, como pode facilitar os trabalhos. Outros podem ter medo de que a tecnologia assuma o emprego de humanos. Os empregadores podem aliviar esses medos, apoiando o desenvolvimento profissional e mostrando aos funcionários que novas oportunidades de emprego surgem à medida que alguns deles são automatizados ou assumidos por robôs e inteligência artificial.
2.Falta ou treinamento inadequado: não espere que os funcionários saibam imediatamente o que fazer com a nova tecnologia fornecida por eles. Para aproveitar ao máximo um investimento em tecnologia, é importante alocar alguns recursos e tempo para o treinamento correspondente. Alguns funcionários podem não gostar de um novo sistema a princípio, mas começam a gostar depois que se familiarizam adequadamente com o uso adequado e os benefícios palpáveis
3.Escolha incorreta da tecnologia: Este é um erro da parte da gerência. Se você escolher uma solução, plataforma ou equipamento de software inadequado, os funcionários poderão desenvolver uma percepção desfavorável desses aumentos tecnológicos ou da adoção de sistemas de tecnologia em geral. É importante realizar estudos completos antes de decidir sobre uma tecnologia a ser adotada. Além do fato de que a escolha errada da tecnologia pode se tornar essencialmente uma perda ou gasto desnecessário, gastar dinheiro com a escolha errada da tecnologia também pode reduzir a eficiência e a produtividade de seus funcionários.
Na experiência de Sean, ele diz que tornar-se global significa inevitavelmente ter que confiar na tecnologia. As empresas que se recusarem a fazê-lo podem estar sujeitas a falhas. É apenas importante conhecer bem os benefícios e os desafios que surgem ao longo do caminho.
Uma primeira versão deste artigo está transcrito em inglês no site da FORBES, você pode conferir a versão original clicando neste link: https://www.forbes.com/sites/forbesbusinessdevelopmentcouncil/2019/06/07/five-benefits-and-three-challenges-technology-can-bring-to-global-companies/#6a36013b6f64
Este conteúdo foi traduzido e adaptado de acordo com as normas da língua portuguesa e também para dar credito a quem escreveu, achamos interessante trazer este conteúdo até vocês!
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